Como interagir com outros blogueiros – A maneira correta!



Você tem um blog incrível, mas tem dificuldades para interagir com outras pessoas desse enorme mundo da blogosfera?

Ter um blog vai além de um design bonitinho (que é muito importante ok?), conteúdo relevante e divulgações dos links. Ele também é relacionamento, seja com o público ou com outros blogueiros. Isso mesmo! É MUITO importante que você interaja com as pessoas que estão trilhando o mesmo caminho que você.


Em poucos minutos nos grupos de divulgações de blogs vi muitas pessoas cometendo alguns erros que prejudicam o resultado de seus trabalhos.

O primeiro erro que notei foi a falta de interação com outros blogs, isso quando não pisam na bola feio com os amiguinhos blogueiros pegando uma fama péssima entre os mesmos.

E foi pensando nisso que separei algumas dicas incríveis para que vocês comecem a interagir hoje mesmo com outros blogueiros. Isso irá fazer TODA a diferença na próxima vez que forem divulgar o blog ou até mesmo quando precisarem daquela boa e velha ajuda.

Você quer a confiança e a amizade de outros blogueiros?

Então vamos nessa!

Dica 1: Personalize os textos de divulgação.


Os locais mais usados para fazer a divulgação dos blogs são os grupos do facebook, whatsapp ou comunidades do google+. Geralmente estes são direcionados exatamente para fazer essas divulgações, existe uma enorme variedade de grupos populares voltados a isso.

Quando você acessa todos estes meios e posta exatamente o MESMO TEXTO seguido de seu link, a potência de engajamento do público é menor do que em textos personalizados, sabe porquê?

Outros blogueiros e até mesmo leitores que gostam de conhecer novos blogs participam dos mesmos grupos que você e acredite: Não irão se encantar em ver exatamente a mesma coisa em todos os canais que participam. Cada grupo tem sua forma de interagir, sua forma de escrita, regras e necessidades diferenciadas.

Se você repetir o texto, parecerá mecanizado e nada dedicado ao seu blog, deixando uma impressão não tão boa.

Sabe qual a melhor maneira de conquistar comentários sinceros vindo de outros blogs?

Separe um pouco do seu tempo para conhecer o tipo de público desses grupos, ao menos os mais populares, e veja a forma como se comunicam e interagem. A partir disso escreva um post de pelo menos 150 caracteres (li no viver de blog que essa quantidade é perfeita para chamar atenção) e poste o link em seguida dando aos seus amigos blogueiros aquela sensação de que são especiais (e devem ser ok?), isso despertará neles a curiosidade de clicar e de te deixar aquele comentário simpático ou o famoso up do amor. (Que mantém seu post no topo do grupo para mais pessoas verem)

Dica 2: Seja sincero!


Uma das coisas mais comuns entre blogs iniciantes é a troca de seguidores, comentários e compartilhamentos. Como assim? Bom, blogs com a mesma base de público trocam entre si divulgações com a intenção de agregar um maior número de pessoas. E de verdade, não há nada de errado nisso, aliás todo começo exige certos “sacrifícios” e essa também conta como interação.

O que tem acontecido constantemente é o fato de que as pessoas não estão sendo honestas na hora de cumprir esses “acordos”. Muitas afirmam seguir de volta e não o fazem, ou seguem e param de seguir dias depois. Outras forçam amizade até conseguir algum contato e somem. (Sim! Tem quem faça isso.)

 Saibam que essa atitude é péssima para sua imagem e de seu blog (Fora que é super deselegante!), não adianta ser alguém admirado pelo seu público se não for capaz de ser honesto, sincero e amigo de quem está tentando ir adiante assim como você.

Pessoas que hoje você ignora ou destrata poderiam ser suas grandes parceiras em um futuro próximo, então acredite, se quer mesmo começar um engajamento e interagir de verdade: Trate bem aqueles que estão no mesmo caminho que você!

Siga de volta, comente em algumas postagens de outros blogs (sem nenhuma intenção que não seja elogia-los por seus pontos fortes ok?), compartilhe se realmente gostar do que está ali, incentive e seja educado(a).

Não tem recompensa maior do que ser uma pessoa íntegra em sua essência.

Dica 3: Respeite as postagens alheias.


Sabe quando alguém comenta nas postagens de outras pessoas divulgando o próprio link, sendo que aquela postagem não pede que você faça isso?

No instagram isso é bem comum e costuma sim gerar resultados, mas é bastante incômodo e nas demais redes sociais então nem se fala. A menos que o post peça links diretos de blogs ou queira tirar dúvidas sobre um assunto que pode ser encontrado no seu blog. 

Não faça autopromoção alguma, isso é muito chato e deixa uma má impressão a seu respeito.

NÃO FORCE! CONQUISTE!

Dica 4: Não se sinta melhor que ninguém.


Não tem como interagir melhor com outros blogueiros se acima de tudo você não tiver  respeito ao próximo e humildade. Parece uma dica óbvia, mas sim, existe muita gente que esquece desse pequeno detalhe e deixa o ego tomar de conta perdendo tanta coisa legal que poderia conquistar.

Lembre-se da seguinte frase:

"[...]Leva-se anos para construir confiança, e apenas segundos para destruí-la."
-Shakespeare

Então a quarta dica é: Separe um dia da semana e dele tire algumas horas (pode ter intervalos) para responder comentários, tirar dúvidas, conhecer outros blogs e fazer postagens de interação (que são aquelas perguntas nos grupos que geram várias opiniões divertidas e ótimas conversas). Vale também usar de vez em quando a influência que conquistou para ajudar a divulgar outras pessoas e não esqueça de ser um bom exemplo de humildade.

Além disso te despertar sentimentos de gratidão e dever cumprido, o contato com outros blogueiros irá gerar novas ideias, possibilidades de parcerias e também contribuirá para uma construção positiva de sua imagem na blogosfera.


Todas essas dicas são reais e praticadas por pessoas que aumentaram mesmo o engajamento em seus blogs e redes sociais ao começarem a interagir melhor na blogosfera, eu por exemplo, em quinze dias de engajamento com outros blogueiros no twitter(minha rede social favorita) aumentei 80+ ff, adquiri 9 favs e 8 retwittes diários incluindo a nossa diva Inês Brasil! Parece pouco, mas é um resultado adquirido somente através das dicas de interação.


Anote aquilo que você está fazendo certo e em outra folha o que está fazendo errado. Agora construa um plano com prazo (o meu é de seis meses) para que você comece a trabalhar em cima de suas anotações e sem atrapalhar seus outros afazeres.

Por exemplo: O que estiver fazendo certo e que você tem visto resultados, reforce-os (Continue fazendo e dentro do período que escolheu). Quanto aos erros que anotou, veja a maneira certa e escreva ao lado, corrija-os o mais rápido possível (Determinando os dias e horários que irá dedicar a concertar aquele erro). Organize tudo nesse plano com o prazo que estabeleceu e veja os resultados incríveis que irá gerar!



No mundo há lugar para todos e toda ajuda é necessária.
_________________________________________________________________________

Espero que tenham gostado!
E agora quero saber de vocês se essas dicas realmente os ajudaram a interagir melhor na blogosfera ou se irão começar a coloca-las em prática. Não esqueçam de comentar aqui embaixo em!!!
______________________________________

Fontes de pesquisa: viverdeblog.com¹ / ferramentasblog.com² / e-books
Imagens: freepik.com / Edições próprias.

16 comentários:

  1. Adorei as dicas,e no meu caso não me sinto incomodada quando alguém deixa o link do blog,mas é muito chato quando a pessoa comenta o post "que legal" e sai de fininho sem ter lido e deixando o link.Parabéns pelo post e com certeza tentarei por em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bom que você não se incomoda e tem toda razão, jogar o link sem realmente ver seu conteúdo é muita falta de respeito! Fico muito feliz e espero que te traga incríveis resultados!!!

      Excluir
  2. Oi Andressa!
    Adorei este post! Decidi me aventurar atraves do mundo Blogosférico e estava meio perdida, sem saber como conseguir parceiros e amigos. Inclusive vi este post em um grupo de interação e foi muito válido! Vou colocar tudo em prática!
    Beijo,

    Nathy @ocaosfeminino

    ResponderExcluir
  3. Oww obrigadaa!!! Antes de tudo, seja super bem vinda ao mundo blogger! Pois começa hoje a praticar e você verá os resultados surgirem, acredite.. Ah e vem muitas outras dicas incríveis como essa viu, fica atenta <3
    E conte comigo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito boas dicas, obrigada! :)

    http://comeonshine.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ter ajudado e as próximas dicas serão ótimas também! Fica ligada em!
      Ah e adorei seu blog, muito lindo <3

      Excluir
  5. Minha linda amei suas dicas. Está super certa! Gostei muito do conteúdo do seu blog, estou seguindo para não perder nada.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow fico muito feliz que tenha gostado e espero que tenha ajudado bastante!
      Já fui correndo dar aquela olhadinha no seu e confesso: adoreeei!
      Seguidissima e virá muitas outras dicas bacanas como essas!

      Abraços <3

      Excluir
  6. Que post lindo, realmente você tem razão e não me tiro fora dessa, na maioria das vezes só entro nos grupos para divulgar e interajo mais quando pelas notificações que chegam através do e-mail, sabe quando o Facebook manda, então aí entro no grupo e faço a minha parte. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own obrigada!!! Verdade, mas é bastante importante sempre tirar um tempinho que possa dedicar só a interação, assim as chances de você se tornar referência também são bem maiores. Obrigada pelo lindo comentário, sucesso <3

      Excluir
  7. Nossa! Muito interessante mesmo. Gostei de saber dessas dicas e vale a pena dedicar um tempinho e investir na aplicação delas de agora em diante. Super demais. Abraçossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que são passos simples como esses que podem fazer a diferença no rendimento de um blog. Espero que tenha super te ajudado e qualquer coisa corre aqui em <3

      Abraços!!!

      Excluir
  8. Você tem um talento nato para escrita, Andy. Com certeza ainda vai ser uma das melhores jornalistas do Brasil! Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn que comentário mais inspirador <3 muito obrigada Vania! Suas palavras são de muita importância pra mim, de verdade!

      Excluir

2016. Conteúdo autoral. Imagens Google/Autorais. Layout: Andressa Russo. Tecnologia do Blogger.